APAE DE BRUSQUE CELEBRA 70 ANOS COM ALMOÇO FESTIVO
Publicado em 14/07/2025 22:32
Novidades

Brusque, SC – 14 de julho de 2025  Em clima de emoção e reconhecimento, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque celebrou neste sábado (12) seus 70 anos de atuação com um almoço festivo realizado na sede da entidade. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre autoridades, diretores, colaboradores, voluntários, usuários e familiares.

Fundada em 1955, a Apae de Brusque é pioneira no atendimento a pessoas com deficiência em Santa Catarina — sendo a primeira unidade do Estado e a segunda criada no país. “É gratificante chegar a esta marca com o sentimento de dever cumprido. São centenas de pessoas que ajudaram a construir este patrimônio”, afirmou o presidente da entidade, Renato Roda.

Durante o encontro, Roda também destacou a preocupação com os cortes de repasses estaduais para a educação especial. “Mais do que comemorar, vivemos um tempo de luta. Quando falta dinheiro, falta tudo”, lamentou, ao defender a criação de um orçamento próprio para a educação especial no Estado, por meio de legislação específica.

A celebração também marcou o reencontro de membros da família fundadora da entidade. A vice-presidente da Apae de Brusque, Maria Teresa Moritz Montibeller, e seu irmão Pierre, filhos do casal fundador Ruth e Dr. Carlos Moritz, rememoraram o legado deixado pelos pais. “A Apae é uma semente que foi plantada com amor e continua florescendo até hoje”, disse Maria Teresa.

O presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa de SC, deputado Vicente Caropreso, destacou a transformação gerada pelo movimento apaeano. “As Apaes vieram para romper padrões antigos e promover inclusão, socialização e independência. Brusque criou um modelo de referência para o Brasil”, afirmou.

Entre os pronunciamentos emocionantes, esteve o da autodefensora da Feapaes, Isabelli Macedo. Com paralisia cerebral, ela reforçou o papel central dos usuários: “Eles são a razão de ser da Apae e a verdadeira motivação de tudo. Eu me incluo nesse grupo. Estar aqui é uma alegria e um orgulho muito grande”.

Representando o governo estadual, a diretora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Fernanda Martello Hermes, reforçou o orgulho da gestão catarinense pela trajetória da Apae brusquense.

O almoço comemorativo reforçou o compromisso da instituição com a qualidade no atendimento às pessoas com deficiência, pautado pela inclusão, dignidade e acolhimento, mesmo diante dos desafios financeiros enfrentados

Comentários