Botuverá (SC) – A expectativa já tomou conta da cidade. A 32ª edição da Festa Bergamasca, um dos eventos mais tradicionais do município, está confirmada para os dias 18 a 21 de junho, no Salão Paroquial São José. A festa, que celebra a cultura e as tradições herdadas dos imigrantes italianos da região de Bérgamo, promete quatro dias de intensa programação para toda a família .
Este ano, o evento retorna ao seu período histórico: o mês de junho, próximo ao aniversário de emancipação político-administrativa de Botuverá, comemorado em 9 de junho . Segundo Jonas Mariani, secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Botuverá, a mudança resgata o sentido original da celebração .
"Esse retorno à data original resgata o sentido histórico da celebração e fortalece sua simbologia. Afinal, realizar a festa no período em que a cidade comemora seu aniversário confere ainda mais identidade e significado a esse evento tão importante para a comunidade", destacou o secretário .
Mariani assumiu a pasta em março deste ano, após atuar como chefe da Divisão de Cultura do município . Ele é responsável pela contratação das principais atrações e pela organização da missa em dialeto bergamasco, que ocorre no domingo .
Programação diversificada
A abertura oficial da 32ª Festa Bergamasca está marcada para a quinta-feira, dia 18, às 19h, na Tenda Principal. O ponto alto da noite será o show internacional com o cantor italiano Luciano Bruno, às 21h . Natural de Nápoles, Bruno possui repertório romântico e já participou de trilhas sonoras de novelas brasileiras .
A sexta-feira, dia 19, será dedicada ao público infantil, com atividades das 7h30 às 16h30 no Salão Cultural. A programação inclui missa, apresentações folclóricas, jogos comunitários e transmissão do jogo da Seleção Brasileira. Os shows da noite ficam por conta de DJ Chapeleto Maluco e da dupla Jeann e Júlio .
No sábado, dia 20, o tradicional Desfile Cultural acontece às 9h30 na Avenida Paulo VI. A partir das 10h30, os portões da festa são abertos ao público. A programação musical inclui shows com Ricardo e Diogo, Boteco do Danilo, DJ Pierro, Boteco do Padre, Corpo e Alma e, para encerrar a madrugada, a Banda Trio Fazzenda .
O domingo, dia 21, começa com a Missa Bergamasca, celebrada totalmente em dialeto, às 10h. Apresentações culturais dos corais Picoli Cantori e Giuseppe Verdi, além da tarde dançante com a banda Balanejo, compõem a programação. O show nacional com a dupla João Neto e Frederico, às 18h30, será responsável pelo grande encerramento da festa .
Valorização cultural
A Festa Bergamasca é reconhecida como um dos principais eventos culturais de Botuverá, promovendo a valorização das tradições e movimentando a economia local . A organização da estrutura, venda de alimentos e bebidas fica a cargo de empresa terceirizada, enquanto a prefeitura é responsável pelas atrações principais .
A comunidade e visitantes de toda a região são esperados para celebrar as raízes italianas e prestigiar uma programação que combina fé, tradição, gastronomia e entretenimento .